Visitem os museus!

  Há já algum tempo que não ia ao museu municipal de Valongo, e estava curiosa para ver uma exposição acerca da História desta minha terra, peguei nos miúdos e lá fui. E não, não acharam uma seca!




Encontrei-o vazio de visitantes numa tarde de férias escolares.
Entristeceu-me redescobrir que mesmo gratuitos, as pessoas continuam a não apreciar o que têm "dentro de portas", e feliz pois pude visitar um espaço sereno de gente. 


O museu municipal está situado num edifício do início do séc. XIX, onde se encontram expostos desde os típicos brinquedos artesanais desta região, passando pela recriação histórica da regueifa e do pão, aos trajes das padeiras, à tradição da extração e trabalho da lousa, até às criações de artistas mais recentes. 

Brinquedos tradicionais e traje de uma padeira
Miniatura de uma regueifa e biscoitos
As Marias Paperdolls todas vaidosas
Patente no primeiro andar, aconselho a visita à exposição "Trilobites em Valongo, um rasto de História" inserida no programa da comemoração dos 180 anos do município de Valongo. A provar os biscoitos inspirados na anatomia das trilobites - criaturas extintas há milhões de anos - que têm o mesmo nome.







O biscoito "Trilobite" foi criado pelo Agrupamento de Escolas de Valongo, pelo curso de padaria/pastelaria no âmbito da exposição. 
A ideia surgiu após um desafio lançado envolvendo o museu Municipal, os alunos e uma fábrica metalúrgica local de moldes para panificação.

A receita combina vários ingredientes como a carqueja, que cresce livremente nas serras da região, e o exótico gengibre, e afigura-se aos seres marinhos que povoaram o território de Valongo quando submerso, na Era Paleozóica.  






O museu está à vossa espera!



























Comentários