Banheira Shantala

Confesso que foi só nesta última gravidez que me despertou verdadeiramente a compra de uma banheira destas.
E estou inteiramente agradecida por finalmente ter optado por esta aquisição. 
A Benedita é VICIADA e eu também, ainda não dei banho de outra forma - muito mais prático para quem dá o banho, e para os bebés é muito confortável, devem sentir que ainda não saíram da barriga.
Para que tudo corra bem, opto por ser à noite (deito primeiro os irmãos, para haver mais calma:) reduzo as luzes, música suave a tocar baixinho, ambiente morninho, toalha aquecida, e tudo prontinho - óleo, fralda, roupinha para dormir - para ser relaxado ao máximo.
O que acontece a seguir é uma bebé tranquila e uma mãe de lágrima no olho por ver a sua satisfação.


"É frequente os bebés chorarem durante o banho nas banheiras convencionais, agitando os braços freneticamente como se tentassem agarrar ou tocar em qualquer coisa. Uma das explicações para este comportamento é que o bebé, quando desenvolve sua memória a partir do sexto mês de gestação, fica acostumado ao ambiente do útero materno: protegido, aquecido, meio aquático e escurecido. Quando se começa a dar banho ao bebé, a água em contacto com a sua pele activa a sua memória e ele percebe que está num ambiente luminoso, pouco aquecido e que não está na posição em que ele costumava ficar (posição fetal) enquanto no útero da mãe. Assim, os bebés, na sua maioria, enrijecem os bracinhos e perninhas, movimentos incentivados pelo sistema nervoso central. Esses movimentos geram contracções e descontracções do intestino, ocasionando cólicas nos bebés algum tempo depois do banho (...) Com a banheira Shantala este processo é muito mais simples, proporcionando aos pais e ao bebé uma experiência relaxante desde os primeiros dias após o seu nascimento. Na banheira Shantala o bebé sente-se seguro na familiar posição fetal que o acompanhou durante meses no útero materno, atingindo mais facilmente o relaxamento. Relaxando, vai conseguir dormir melhor e terá menos cólicas. Pelo facto da área de superfície da água ser bem reduzida, a água não arrefece tão rapidamente, dando aos pais e ao bebé mais tempo para apreciar o banho. O peso do bebé diminui devido à água, dando mais segurança aos pais. Pode-se dar banho ao bebé em qualquer parte da casa, porque é fácil de carregar mesmo quando cheia, além de ser muito estável e segura. Rapidamente se enche, necessitando de pouca água, o que permite que seja utilizada rapidamente, em qualquer altura. Para além de dar o banho ao bebé por motivos de higiene, poderá mergulhá-lo em água para o relaxar, no final ou no início da massagem, para aliviar as cólicas, para o “refrescar” num dia de muito calor, etc. Bebés que choram muito ou que dormem pouco rapidamente relaxam quando mergulhados na banheira Shantala."

retirado de www.gimnogravida.pt 

Comentários