Viajar por dentro da região de Trás-os-Montes é voltar a casa sem nunca lá ter morado, é descobrir sítios novos que já conhecemos, é experimentar paladares e aromas magníficos que já provamos, é confirmar a existência de pessoas generosas e calorosas que sabem e gostam de bem receber.
Cá vai o nosso itinerário de um fim de semana de Verão, depois de passar o túnel do Marão.
- Fomos diretos a Miranda do Douro para (re)conhecer a cidade, desta vez com a ajuda preciosa de uma amiga de lá; os miúdos gostaram de interpretar a língua mirandesa nos painéis explicativos e traduzir para português; e consegui finalmente ver o famoso "2" na arriba, tão importante nas lendas casamenteiras. A cerca de 5Km's de carro para NE chegamos ao Castro de Vale de Águia, onde os vestígios de uma muralha acompanham uma paisagem magnífica, com o Douro encaixado no vale profundo, no parque de merendas esperava-nos um lanche delicioso - preparado por uma transmontana, claro está! - com sabores tradicionais e artesanais, que nos fez viajar entre o paladar de uma melancia do quintal, passando pelos bolinhos de amora e chocolate, até ao pão cozido em forno a lenha barrado com compota de pêssego ou recheado de chouriço e presunto caseiros... Pernoitamos em Genísio - em mirandês Zenízio - e no dia seguinte partimos para W, no caminho fizemos uma paragem nas margens no rio Sabor com direito a mergulho.
- Pertence a Macedo de Cavaleiros a aldeia de Limãos, onde existe um acolhedor alojamento de turismo rural - Casa dos Pinelas. Era um antigo palheiro do avô da D. Amélia, uma simpática senhora que recebe os seus hóspedes como se fossem família. A cerca de 30 minutos encontramos as praias fluviais da Albufeira do Azibo, são ótimas para se passar um dia dentro de água, convém levar farnel e chegar de manhã cedo, apesar de ter muito espaço relvado, as sombras são as primeiras a acabar.
- Reservo um pontinho especial só para uma aldeia do concelho de Vimioso - Santulhão, onde reencontramos amigos e fomos convidados e tão bem recebidos. Tem um maravilhoso azeite e umas alcaparras de comer e chorar por mais. Destaco o festival de Música Celta, que já vai na 17º edição.
- Mirandela, foi o último destino no percurso de volta a casa, depois de umas estradas com muitas curvas e muito calor, paragem para uma bebida fresca nos jardins beira-rio do Tua.
"Para lá do Marão, mandam os que lá estão."
Comentários
Enviar um comentário