Alergia vs Alegria

No início deste ano comecei a visitar frequentemente o serviço de Imunoalergologia do Hospital de Santo António, o alvo das minhas queixas centrava-se na minha pele - sempre tão complicada e sensível, o meu calcanhar de Aquiles.

Desde já agradeço o profissionalismo e a paciência que todos naquele hospital praticam.

Depois de várias consultas e vários testes a alérgenos, concluiu-se que não sou alérgica a gramíneas, nem a pêlo de diversos animais, nem muitas árvores (como a oliveira), nem a ácaros... ou seja posso continuar a ser uma mulher do campo!! 💕

Mas esta semana, depois de fazer mais um teste cutâneo (este com a duração de 48 horas), chegou-se ao resultado que sou alérgica a mistura de perfumes e lyral - fragrância sintética. 

O que é que isto quer dizer?

Não posso usar perfumes AHHHHH!, nem um monte de sabonetes, nem uma torre de  medicamentos, nem usar detergentes de limpeza, nem imensos champô ou pasta dos dentes, etc, etc...

Drama: Ok, tenho de cheirar a cavalo suado e ter uma nuvem de moscas atrás?!
- Não.
Solução: Existem produtos naturais que podem e devem substituir os sintéticos, e mesmo precisando de usar, colocar luvas.


Não devo comer gelados, gomas, chocolates (aromatizados), AHHHHH! nem beber Coca-Cola , nem comida com canela AHHHHH!, nem alimentos com caril ou cravinho, etc, etc...

Drama: Pronto, vou ter de deixar de comer em restaurantes ou em casa de amigos?!
- Não.
Solução: Todos deveríamos abandonar o máximo de produtos processados.

 Se "paniquei"? 
                            NÃO,

porque sei que não posso nem devo ser extremista, e puxar q.b. pelo bom senso.

Disse-me a médica que tenho que analisar bem os rótulos dos artigos a consumir, de preferência que sejam hipoalergénicos, evitar ingerir aromas artificiais, e terminou com "que isto é muito desagradável, é para a vida, não mata, mas mói..." ao que lhe respondi "há coisas piores.
E há.

À espera do resultado de um dos testes



Comentários